Resposta depende de fatores como o tempo de uso e a maneira como o aparelho é utilizado; especialistas indicam como e onde fazer a substituição. Em alguns casos pode valer a pena trocar a bateria do celular.
Steve Johnson/Unplash
Seu celular está descarregando muito rápido ou demorando para carregar? Se a resposta for sim, talvez seja a hora de trocar a bateria (saiba mais abaixo).
O ideal é que o celular e a bateria durem por um tempo parecido e, consequentemente, que o usuário não precise trocar a bateria antes do aparelho, explica Eduardo Pouzada, professor do curso de Engenharia Eletrônica do Instituto Mauá de Tecnologia.
Segundo ele, a ideia de substituir a bateria está ligada a uma prática que era mais comum há cerca de 10 anos, quando essa troca podia ser feita pelo próprio usuário.
⚡Deixar o celular carregar até 100% estraga a bateria?
“Antes, até era possível abrir o compartimento do celular onde fica a bateria e fazer essa troca com facilidade. Hoje, as baterias ficam ‘coladas’ no aparelho e só profissionais especializados podem fazer essa troca com segurança”, explica o professor.
Mesmo assim, dependendo do uso e do estado do celular, ainda pode valer a pena investir em uma nova bateria. De maneira geral, Eduardo Pouzada destaca alguns fatores que podem indicar que a trocar a bateria é vantajosa.
São eles:
o celular está relativamente novo e em bom estado, geralmente com até dois anos de uso (pode variar conforme os cuidados do usuário);
o problema está restrito à bateria. Isso porque, se o aparelho apresenta outras falhas, como dificuldade em abrir aplicativos, a troca da bateria não resolverá o problema;
a bateria não está sendo suficiente para o uso. São casos em que a pessoa usa mais do que a média o celular para realizar atividades que gastam bateria, como gravar vídeos e jogar;
a bateria está rendendo menos do que o indicado no manual do celular (varia conforme o aparelho).
Como e onde trocar a bateria
👉 As baterias devem ser compradas em redes de assistência técnica autorizadas pelo fabricante do celular, segundo Euclides Chuma, professor da Unicamp e membro do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE). Isso evita a compra de produtos falsificados.
⚠️ A troca deve ser feita por profissionais da assistência técnica autorizada. Não tente trocar a bateria sozinho, pois isso pode danificar o aparelho.
♻️ É importante também descartar a bateria antiga corretamente, ou seja, com a própria assistência técnica ou junto ao fornecedor.
“Isso é necessário porque essas peças são feitas de metais pesados, que, além de demorarem para se decompor, são tóxicos para as pessoas e o meio ambiente”, pontua Chuma.
Como monitorar a saúde da bateria
Para ficar ainda mais de olho na bateria do seu celular, alguns aparelhos permitem o monitoramento da saúde da bateria. Embora nem todos os dispositivos Android tenham esse recurso, todos os iPhones possuem.
Veja como verificar a saúde da bateria no iPhone:
Vá até os “Ajustes”;
Navegue até o menu “Bateria”;
Toque em “Saúde da Bateria”;
Consulte a porcentagem em “Capacidade Máxima”.
A Apple inclui um aviso quando esse limite é atingido e sugere realizar uma manutenção.
Passo a passo para consultar a ‘Saúde de Bateria’ do iPhone
Reprodução
VEJA TAMBÉM:
83% das crianças e adolescentes que usam internet no Brasil têm contas em redes sociais, diz pesquisa
WhatsApp vai permitir salvar contatos pelo computador; veja como fazer
Android 15 tem ‘Modo ladrão’, ‘Espaço privado’ e comunicação por satélite
DTV+: o que é TV 3.0, que oferece melhor qualidade de imagem e recursos interativos
Como gerenciar a memória do seu celular para não ficar na mão