Presidente e chanceler vão acompanhar posse da nova presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, marcada para terça-feira (1º) Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o presidente Lula durante Cúpula do Mercosul.
Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai aproveitar a viagem ao México, onde vai acompanhar posse da nova presidente Claudia Sheinbaum, na terça-feira (1º), para conversar com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, sobre a situação dos brasileiros que estão no Líbano.
Desde a segunda-feira passada (23), o Itamaraty discute a necessidade de uma operação de repatriação.
De acordo com fontes do Itamaraty, Mauro Vieira vai levar a Lula elementos da situação em Beirute, capital do Líbano, e das conversas que teve em Nova York, onde estava antes de voar para o México.
Tanto Vieira quanto Lula estiveram nos Estados Unidos em razão da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).
Veja destaques do discurso de Lula na Assembleia Geral da ONU
No sábado (28), o chanceler do Brasil se reuniu com o chanceler do Líbano, Abdallah Rashid Bou Habib. Os dois avaliaram o atual momento do conflito entre Israel e o grupo extremista Hezbollah e discutiram as chances de uma repatriação de brasileiros no país.
A ideia é que, a partir do que Mauro Vieira levar a Lula, o presidente brasileiro tenha um cenário mais completo da situação para decidir se o governo vai, ou não, acionar a Força Aérea Brasileira para trazer quem está no Líbano.
A expectativa é que uma decisão possa ser tomada nesta semana. Lula e Mauro Vieira voltam do México na terça.
O Itamaraty destaca que, até o momento, o aeroporto de Beirute funcionando normalmente e com voos para Adis Abeba, Dubai, Doha, Istambul e capitais europeias, todos com conexão para o Brasil.
E reforça que nenhum país com grandes comunidades no Líbano anunciou operações de evacuação ou repatriação até o momento.