Bluesky ganha 5 milhões de usuários após eleição de Trump e mudanças de regras no X

Bluesky ganha 5 milhões de usuários após eleição de Trump e mudanças de regras no X


Rede social também ganhou usuários no Brasil durante a suspensão do X no país, no início de setembro. Plataformas tem abordagens diferentes em relação ao treinamento de inteligência artificial e à criação de planos pagos para usuários. Bluesky
Mario Tama/AFP
O Bluesky ganhou mais de 5 milhões de usuários desde 6 de novembro, segundo dados revelados pela rede social. A plataforma agora tem 19,5 milhões de perfis, mas segue bem atrás do X, que tem 600 milhões de usuários mensais, e do Threads, com 275 milhões.
O crescimento do Bluesky acontece depois da eleição de Donald Trump para um novo mandato como presidente dos Estados Unidos. Elon Musk, dono do X, foi um grande apoiador do republicano e fará parte do futuro governo.
Nesse período, o X também anunciou que usuários passariam a ver postagens mesmo de quem as bloqueou. A mudança afeta a privacidade de usuários, à medida que seus tuítes ficam acessíveis para pessoas indesejadas.
Antes disso, parte do crescimento já era explicada pela migração de usuários do X. Em setembro, em meio à suspensão da rede de Musk no Brasil, o Bluesky ganhou 2,6 milhões de usuários em uma semana, sendo 85% deles do Brasil.
Diferenças entre Bluesky e X
O Bluesky é uma rede aberta e tem um protocolo que permite exibir em sua interface as postagens de outras plataformas que usam o mesmo padrão. O X, por sua vez, é uma rede fechada e só mostra o que é postado por seus usuários.
As duas plataformas também diferem nos planos em relação ao treinamento de inteligência artificial e à criação de versões pagas para usuários.
Na última sexta-feira (15), o Bluesky afirmou que não usa nem tem planos de usar dados de usuários para treinar modelos de inteligência artificial generativa, que resultam em ferramentas como ChatGPT e Meta AI.
Já o X mudou sua política para afirmar que essa prática seria adotada com o conteúdo dos usuários.
O Bluesky afirmou no final de outubro que trabalha em um modelo de assinaturas que liberaria mais recursos. Mas afirmou que assinantes não terão tratamento especial, como mais exposição para suas postagens e o selo azul de verificação.
Sob o comando de Musk, o X mudou suas regras sobre verificação e permitiu que assinantes ganhassem o selo azul, o que chegou a causar confusão entre usuários da rede social.
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